Espiritualidade Inaciana
Nossa espiritualidade é inaciana e para sabermos um pouco mais sobre como isso se deu vamos contar um pouco da história de Dom Jaime, pois foi por ele que recebemos essa dádiva. D. Jaime de Barros Câmara era muito ligado a Companhia de Jesus e foi aluno dos jesuítas, nutrindo sempre por eles grande amizade e admiração, e só não foi jesuíta porque como padre diocesano podia ajudar a sua mãe.
Tamanha era sua devoção que escolheu o dia 31 de julho de 1963, festa de Santo Inácio de Loyola, para dar o decreto de aprovação ao nosso Instituto, um sinal de que nossos caminhos iriam se cruzar.
Quando ficou doente, entregou a direção espiritual do Instituto aos cuidados dos Padres Jesuítas, começando pelo Padre Flávio da Veiga, depois Padre Bannwart, Padre Gentil e Padre Rodrigues, que durante 20 anos nos orientou como diretor espiritual, bem como pregando os nossos retiros anualmente. Também hoje, temos a grande graça de ter os nossos Exercícios Espirituais anuais pregados por Padres jesuítas.
Até mesmo no nosso nome temos uma ligação com os jesuítas, pois a escolha do nome de Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho, está ligado a Província de São Paulo, que tem como sua padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho.
Santo Inácio tinha um profundo amor a Eucaristia e ele diz que “o amor de Jesus aos homens na Sagrada Eucaristia manifesta-se: no altar, no sacrário e na santa mesa da comunhão”. A Eucaristia é para nós o ponto central da vida espiritual, pois sem ela será difícil viver a nossa consagração e a Imolação pela Santificação dos Sacerdotes. Sendo a Santa Missa um grande manancial de bênçãos para nossa vida e missão. Nossas Constituições no Cap. XI, n.129, afirma essa disposição dizendo que: “As Irmãs terão como centro de sua vida de oração o Santo Sacrifício da Missa de que participarão sacramentalmente todos os dias”.
Por fim, um traço importante da espiritualidade inaciana que nos toca é o de dar valor ao cotidiano, as coisas pequenas de cada dia, aprendendo assim a imolar nossas vidas num holocausto diário procurando “em tudo amar e servir para a maior glória de Deus”!