“Oh! Como é bom como é agradável vivermos unidos os irmãos!” SI 133,1 

A comunidade religiosa não é um simples aglomerado de cristãos em busca da perfeição pessoal. Em sentido muito mais profundo, é participação e testemunho qualificado da Igreja- Mistério, enquanto expressão viva e realização privilegiada de sua peculiar «comunhão»>, da grande <<koinonia>> trinitária a que o Pai quis fazer participar os homens no Filho e no Espírito Santo. (VF 2 )

Antes de ser uma construção humana, a comunidade religiosa é um dom do Espírito. De fato, é do amor de Deus difundido nos corações por meio do Espírito que a comunidade religiosa se origina e por ele se constrói como uma verdadeira família reunida no nome do Senhor. (VF 8)
 

Do dom da comunhão nasce a tarefa da construção da fraternidade, isto é, do tornar-se irmãos e irmãs numa determinada comunidade onde se é chamado a viver juntos. Da aceitação admirada e agradecida da realidade da comunhão divina, que é comunicada a pobres criaturas, provém a convicção do esforço necessário para fazê-la sempre mais visível através da construção de comunidades << plenas de alegria e de Espírito Santo. >> (At 13, 52). (VF 9) 

“Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti; que eles estejam em nós, para que o mundo creia que me enviaste”. (Jo 17, 21) 

“Não há entre as pessoas da Santíssima Trindade nenhum sinal de disputa do poder ou supremacia de um sobre os outros, não há anulações nem negação, não há o individualismo nem o coletivismo (negação do individuo). Pelo contrário, há a afirmação de todos através de todos e o amor entre todos, de sorte que não são três, mas um. A comunhão e a amizade entre o povo de Deus transforma-se num sinal externo e visível da realidade da vida da Trindade”. 

Chamados por Cristo, fonte de nossa união, escolhemos viver em comunidade. A vinda do Reino de Jesus Cristo em nós e no próximo se realiza já na nossa vida comum. A vida fraterna se constrói todos os dias. Recebida como um dom de Deus, ela exige de cada religioso uma conversão diária que confirma sua própria fidelidade e a de seus irmãos. Nosso amor a Deus e aos homens se prova e se revela na verdade de nossas relações. Ninguém pode desfrutar da alegria dessa vida sem se comprometer. Nós nos aceitamos diferentes, pois Aquele que nos une é mais forte que aquilo que nos separa. É preciso superar constantemente nossas divisões e nossos limites para nos reencontrarmos na acolhida e no perdão.

Compartilhe esse conteúdo:

Posts Relacionados

Equipe Vocacional

Brasil: Irmã Viviane, Irmã Gláucia, Irmã Lídia, Irmã Rivane, Irmã Suzilene e Irmã Vitória.

A Equipe Vocacional do Instituto é responsável pelo acompanhamento das jovens que inicialmente tem desejo de discernir a vocação à vida consagrada, especialmente pelo nosso carisma.

Nossas irmãs fazem atendimento presencial no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. E atendimento online em todo o Brasil.

Comunidade Santo Inácio de Loyola

Residência Episcopal, Belo Horizonte/MG: Irmã Roziane, Irmã Verivânia e Irmã Suzilene

Na comunidade Santo Inácio de Loyola, conseguimos ser essa presença acolhedora na vida dos bispos e padres que aqui residem, auxiliando no cuidado da casa para que não precisem se preocupar com isso e tenham tempo para suas pastorais e também o descanso merecido. Além de poder ser o sorriso no meio do corredor, a conversa no café e a companhia que muitas vezes a vida sacerdotal lhes tira.

Residência Sagrado Coração

Botafogo/RJ: Irmã Glória , Irmã Cristina e Irmã Laís

Na comunidade de Botafogo as Irmãs trabalham com os Padres e na Pastoral da Educação, no Colégio Santo Inácio. Também atuam na Igreja tanto de Santo Inácio quanto de São João Batista, com os Leigos na Mater Ecclesiae e na pastoral e ação social no Morro Dona Marta, além de fazer acompanhamento dos Exercícios Espirituais.

Comunidade Santa Terezinha​

Palácio São Joaquim, Glória/RJ: Irmã Letícia, Irmã Viviane e Irmã Daniele, Irmã Gláucia

A Missão na Comunidade Santa Terezinha é na administração do Palácio São Joaquim, residência do Senhor Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, e colaboração na secretaria do gabinete do Arcebispo. Com a presença consagrada, buscam cooperar para que cada Bispo e Padre, que ali residem, exerçam seu ministério com total disponibilidade e profunda fecundidade.

Comunidade Mãe do Bom Conselho​

Lar da Criança Padre Franz Neumair, Niterói/RJ: Irmã Luzia, Irmã Ana Carla e Irmã Amanda​

A missão da Irmã do Bom Conselho da Comunidade Mãe do Bom Conselho é ser o amor de Deus materializado no cuidado às crianças em situação de vulnerabilidade, sendo proporcionado a vivência de um Lar alegre, acolhedor para os abrigados e cultivando neles o amor. Há convivência com os sacerdotes que frequentam o Lar e na paróquia.  Por prestar serviços ao governo, não podemos ser confessionais, mas passamos valores cristãos e ensinamentos e orações, os quais, eles jamais se esquecem.

Comunidade Jesus Misericordioso

Residência Episcopal Niterói: Irmã Fabrícia e Irmã Imaculada

A Missão na Comunidade Jesus Misericordioso é tanto na administração da casa, no zelo pelo senhor Arcebispo quanto na comunidade paroquial que ajudam. Isso nos faz sentir perto do Cristo Sacerdote.

Casa Geral e Noviciado

Maricá/RJ

Nossa Casa Mãe é o local do acolhimento, é casa sede. Aqui é onde todas as Irmãs se reúnem, restauram suas forças, se reveem.

É aqui que professamos nossos votos – com algumas exceções – e sobretudo nos reunimos como família.

A “Missão” na Casa Geral é muito diversificada: acolhe o governo geral, tem trabalhos pastorais, acolhe o noviciado e as irmãs Idosas e se aprofunda em uma vida de Oração e escondimento que nos recorda Santa Terezinha, tendo Irmãs que nunca saíram em missões externas, doando suas vidas pelos sacerdotes, cuidando em essências de suas próprias irmãs.