Nesse dia, em que celebramos o 4° Domingo do Advento e a vigília do dia do Natal somos chamados a nos fixar numa única realidade: Deus está conosco, como se isso parecesse já grande coisa podemos dizer mais ainda: Deus se fez um de nós! Como não se maravilhar diante de tamanha grandeza e amor de Deus? Amou-nos sem precedentes, como nos diz o texto sagrado “qual o povo que tem um deus tão próximo como o Senhor, nosso Deus?” (Dt 4,7).
Que grande alegria a nossa de sermos visitados por Deus, amados por Ele, a ponto de descer até nós, experimentar nossa condição humana e nos tornar cientes da dignidade que temos e somos. Deus se faz um de nós, se faz necessitado de uma família que o acolha, que abrace também seu projeto de salvação e redenção da humanidade, quem ousaria pensar nisso? Ou supor isso? Em nossos pensamentos e ideais tão irreais pensamos que a solução seria a de abandonar o mundo e as pessoas a seus enganos, mas com Deus, a lógica é totalmente diferente.
Ao nos ver perdidos e sem esperança, Ele nos dá um Menino, cheio de vida, é esse Menino que vai nos ensinar a lógica de Deus: a de procurar por todos, pobres, ricos, homens, mulheres, crianças, jovens e anciãos. Ele é o Pastor, que apascenta suas ovelhas e delas tem cuidado, não deixando que nenhuma delas se perca. Somos visitados pelo Senhor!
Enchamos o nosso coração com toda a alegria que for possível de ser vivida e experimentada, pois o Senhor não se esquece de nós, Ele está conosco e em nós! Que num gesto tão simples e singelo possamos hoje fixar nosso olhar no Menino Deus e manifestar a Ele nosso amor e gratidão, tomá-lo nos braços e reconhecer Nele a salvação que nos visita, a Vida que nos enche de sentido e a Esperança que nunca há de ter fim. Que sua casa seja a pequena Nazaré, onde na simplicidade, no cotidiano dos dias, a salvação possa acontecer e irradiar para todos aqueles que estão a seu redor. Feliz e Santo Natal!
Irmã Roziane, insbc