Etapas de Formação
Uma Irmã do Bom Conselho é chamada a servir ao Senhor na oração e na ação. Buscando sustento na oração e na presença do Senhor, ganhamos forças para ser reflexo do Cristo sacerdote a todos que nos são confiados.
Nossa formação é organizada em etapas, realiza-se no Aspirantado, Postulantado, Noviciado e o Juniorato e, pela profissão Perpétua se consolida como compromisso para toda a vida. Durante todo esse tempo, a formação religiosa deve ser organizada de tal forma que deva haver complemento entre o conhecer-se e o conhecer a Deus.
Aspirantado
É a primeira etapa de formação. Passado o tempo de caminhada com a Pastoral Vocacional, a jovem decide ingressar para um discernimento mais profundo. Uma aspirante é uma jovem que entrou para o Instituto para fazer uma experiência mais aproximada da vida religiosa e do carisma das Irmãs do Bom Conselho. Este caminho dura em média um ano, podendo se estender por quanto tempo julgar-se necessário.
Postulantado
Uma postulante é uma jovem que como o nome já diz, postula, faz o seu pedido, neste sentido, a pessoa que está entrando no postulantado está pedindo para ingressar na congregação, ou seja, fazer uma experiência mais profunda de si mesma (autoconhecimento) e do carisma que está buscando.
Os vocacionados são levados a um caminho de autoconhecimento e vivência pastoral. É viver o evangelho, doando-se para o outro.
Noviciado
Com o noviciado inicia-se de fato o caminho dentro do Instituto das Irmãs do Bom Conselho, conforme o Código de Direito Canônico. As noviças realizam o primeiro ano canônico, em nossa Casa Geral, em Maricá/RJ, onde se dedicam às formações e aos trabalhos internos da comunidade. Nesta etapa, são motivadas a realizar uma vida mais contemplativa, de silêncio e oração. No segundo ano de noviciado, as noviças são transferidas para uma de nossas comunidades de missão para viverem os trabalhos pastorais.
Juniorato
Nesta etapa são professados os primeiros votos ou votos temporários e a Irmã recebe o hábito. A religiosa professa pela primeira vez por um ano os votos de castidade, pobreza e obediência, renovando por dois e três anos, totalizando seis anos, podendo se estender a nove anos. “A juniorista do Bom Conselho deve, além de continuar seu aperfeiçoamento moral e religioso, deve se dedicar o tanto quanto possível a estudos especializados.” (Const. 106) É um tempo de continuidade da formação, favorecendo o amadurecimento espiritual para vivência do nosso carisma e atuação no nosso apostolado, “em tudo amando e servindo a Deus”.
Votos Perpétuos
Tendo passado pelas fases iniciais da formação, a irmã é convidada a assumir seu compromisso dos primeiros votos por toda a sua vida. Com a profissão solene inicia-se a formação permanente que consiste em seguir Jesus, nosso Amado, nosso Esposo, nosso amigo, empenhando-se de corpo e alma no seguimento incondicional à pessoa de Jesus Cristo. “Recebei Senhor este meu holocausto e dai-me a Vossa graça para fielmente o cumprir” (Const. 101)