O Senhor nos chama pelo nome!

Nesse segundo Domingo do tempo comum, tempo da graça de Deus em nossa vida, somos chamados a olhar para a experiencia com Deus avaliando-a através de um viés um tanto interessante: o chamado. Muitas vezes podemos confundir o chamado como algo que pode acontecer somente nas pessoas vocacionadas a um tipo específico de consagração de vida, quando na verdade devemos olhar para a graça de Deus que não se cansa de nos chamar.

Já no jardim do Éden o senhor desce a cada dia para chamar Adão e Eva para um diálogo, uma conversa, uma amizade com Ele. Essa deve ser a presença que devemos perceber nas pequenas coisas do nosso dia, e como algo que enche de alegria o nosso coração. Como seria bom se não tivéssemos perdido nossa imaginação de criança e poder a cada manhã, durante o dia e no fim da noite, dirigir nossa prece sincera e cheia de vida ao Senhor que nos espera e nos ama.

Na primeira leitura Deus chama a Samuel, pelo seu nome, e ele, tão jovem, pensa ser Eli e por três vezes vai ao encontro dele para dizer: “chamaste-me, aqui estou”. Nesse acontecimento vemos duas belezas: a de Samuel que desde a juventude está atento ao chamado e a de Eli que percebendo a insistência e já com a maturidade dos anos pode indicar uma atitude certeira para o jovem Samuel: “volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: Senhor, fala, que teu servo escuta!”.

Já no Evangelho, André é quem leva Simão, seu irmão, para o encontro com Jesus Cristo e nesse encontro Simão também é chamado pelo nome e convidado a ser seguidor do Mestre e o mais interessante é que aí, nesse primeiro momento, Jesus lhe dá um novo nome: Cefas, porém não revela ainda o porquê dessa mudança, isso só se dará mais tarde.

Nesse dia quero convidar a você que em sua oração se detenha em duas perguntas: como e quando me senti chamado pelo Senhor? E quando e como levei outros ao encontro com o Senhor? Nosso discipulado será fecundo se primeiro ouvirmos o Senhor, gastar tempo para que Ele possa fazer morada em nosso coração e depois, uma vez apaixonados por Ele, sermos missionários a levar a Boa Nova que é Jesus Cristo a todos aqueles que conosco convivem. Então, responderemos a cada dia com grandeza de coração: “Eu disse: Eis que venho, Senhor! Com prazer faço a vossa vontade”.

Ir. Roziane, insbc.

Compartilhe esse conteúdo:

Posts Relacionados

Equipe Vocacional

Brasil: Irmã Viviane, Irmã Gláucia, Irmã Lídia, Irmã Rivane, Irmã Suzilene e Irmã Vitória.

A Equipe Vocacional do Instituto é responsável pelo acompanhamento das jovens que inicialmente tem desejo de discernir a vocação à vida consagrada, especialmente pelo nosso carisma.

Nossas irmãs fazem atendimento presencial no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. E atendimento online em todo o Brasil.

Comunidade Santo Inácio de Loyola

Residência Episcopal, Belo Horizonte/MG: Irmã Roziane, Irmã Verivânia e Irmã Suzilene

Na comunidade Santo Inácio de Loyola, conseguimos ser essa presença acolhedora na vida dos bispos e padres que aqui residem, auxiliando no cuidado da casa para que não precisem se preocupar com isso e tenham tempo para suas pastorais e também o descanso merecido. Além de poder ser o sorriso no meio do corredor, a conversa no café e a companhia que muitas vezes a vida sacerdotal lhes tira.

Residência Sagrado Coração

Botafogo/RJ: Irmã Glória , Irmã Cristina e Irmã Laís

Na comunidade de Botafogo as Irmãs trabalham com os Padres e na Pastoral da Educação, no Colégio Santo Inácio. Também atuam na Igreja tanto de Santo Inácio quanto de São João Batista, com os Leigos na Mater Ecclesiae e na pastoral e ação social no Morro Dona Marta, além de fazer acompanhamento dos Exercícios Espirituais.

Comunidade Santa Terezinha​

Palácio São Joaquim, Glória/RJ: Irmã Letícia, Irmã Viviane e Irmã Daniele, Irmã Gláucia

A Missão na Comunidade Santa Terezinha é na administração do Palácio São Joaquim, residência do Senhor Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, e colaboração na secretaria do gabinete do Arcebispo. Com a presença consagrada, buscam cooperar para que cada Bispo e Padre, que ali residem, exerçam seu ministério com total disponibilidade e profunda fecundidade.

Comunidade Mãe do Bom Conselho​

Lar da Criança Padre Franz Neumair, Niterói/RJ: Irmã Luzia, Irmã Ana Carla e Irmã Amanda​

A missão da Irmã do Bom Conselho da Comunidade Mãe do Bom Conselho é ser o amor de Deus materializado no cuidado às crianças em situação de vulnerabilidade, sendo proporcionado a vivência de um Lar alegre, acolhedor para os abrigados e cultivando neles o amor. Há convivência com os sacerdotes que frequentam o Lar e na paróquia.  Por prestar serviços ao governo, não podemos ser confessionais, mas passamos valores cristãos e ensinamentos e orações, os quais, eles jamais se esquecem.

Comunidade Jesus Misericordioso

Residência Episcopal Niterói: Irmã Fabrícia e Irmã Imaculada

A Missão na Comunidade Jesus Misericordioso é tanto na administração da casa, no zelo pelo senhor Arcebispo quanto na comunidade paroquial que ajudam. Isso nos faz sentir perto do Cristo Sacerdote.

Casa Geral e Noviciado

Maricá/RJ

Nossa Casa Mãe é o local do acolhimento, é casa sede. Aqui é onde todas as Irmãs se reúnem, restauram suas forças, se reveem.

É aqui que professamos nossos votos – com algumas exceções – e sobretudo nos reunimos como família.

A “Missão” na Casa Geral é muito diversificada: acolhe o governo geral, tem trabalhos pastorais, acolhe o noviciado e as irmãs Idosas e se aprofunda em uma vida de Oração e escondimento que nos recorda Santa Terezinha, tendo Irmãs que nunca saíram em missões externas, doando suas vidas pelos sacerdotes, cuidando em essências de suas próprias irmãs.