Vida de Oração, Vida de Comunidade, Vida de Santidade

Aquela que se consagra tem o desejo sincero de amar a Deus com paixão, e de entrar num processo de apaixonamento por Deus, porque descobriu na Oração que Deus foi quem se apaixonou por ela e a amou por primeiro.

 Desde o momento de sua resposta à Vida Religiosa, a alma vive em Deus e por Deus. Sua vida é um ofertório contínuo, em que se encontra com Deus, oferecendo-lhe amor, culto, adoração e louvor. 

  Tudo o que faz e possui pertence a Deus em doação livre e alegre, vive e respira somente para Deus e para Ele busca a santidade.  

A Vida Comunitária religiosa procura ser um sinal visível do amor que existe entre os membros da mais sublime comunidade: a Trindade. A maneira como o Pai ama o Filho, e como o Filho responde a esse amor do Pai, a comunidade religiosa procura realizar esse mesmo amor entre os seus membros. 

Amor que exige um “sair de si” para doar-se ao outro. Não posso pensar somente no meu bem pessoal, tenho que buscar e pensar no bem do meu próximo, tenho que renunciar o meu ponto de vista, aos meus gostos pessoais, enfim renunciar ao meu “EU” e pensar no “NÓS”. É mesmo um doar-se por inteiro. 

Uma vez que seguimos a Cristo é preciso viver como Cristo viveu:

– Uma alma totalmente voltada ao Pai, em obediência à sua vontade (Jo 1,1-2). 

  – Uma alma totalmente Casta e pobre de fato e de espírito. 

– Uma alma que na oração busca intimidade com o Pai  

– Uma alma missionária, pronta a dar a vida pelos irmãos (Jo 15,13). 

Sem espiritualidade, sem experimentar Deus, especialmente seu amor, é impossível sustentar uma vida de comunidade que se caminha para a santidade. Precisamos experimentar primeiro seus amores, para poder responder com amor e com uma resposta concreta de consagração. 

Somos chamadas a viver em comunidade com pessoas que Deus escolheu para conviver conosco, numa vida de oração, buscando juntos a Santidade (1Pd 1, 15-16). 

“Buscar a SANTIDADE é uma forma de gratidão ao amor “de Deus por mim!” 

Compartilhe esse conteúdo:

Posts Relacionados

Equipe Vocacional

Brasil: Irmã Viviane, Irmã Gláucia, Irmã Lídia, Irmã Rivane, Irmã Suzilene e Irmã Vitória.

A Equipe Vocacional do Instituto é responsável pelo acompanhamento das jovens que inicialmente tem desejo de discernir a vocação à vida consagrada, especialmente pelo nosso carisma.

Nossas irmãs fazem atendimento presencial no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. E atendimento online em todo o Brasil.

Comunidade Santo Inácio de Loyola

Residência Episcopal, Belo Horizonte/MG: Irmã Roziane, Irmã Verivânia e Irmã Suzilene

Na comunidade Santo Inácio de Loyola, conseguimos ser essa presença acolhedora na vida dos bispos e padres que aqui residem, auxiliando no cuidado da casa para que não precisem se preocupar com isso e tenham tempo para suas pastorais e também o descanso merecido. Além de poder ser o sorriso no meio do corredor, a conversa no café e a companhia que muitas vezes a vida sacerdotal lhes tira.

Residência Sagrado Coração

Botafogo/RJ: Irmã Glória , Irmã Cristina e Irmã Laís

Na comunidade de Botafogo as Irmãs trabalham com os Padres e na Pastoral da Educação, no Colégio Santo Inácio. Também atuam na Igreja tanto de Santo Inácio quanto de São João Batista, com os Leigos na Mater Ecclesiae e na pastoral e ação social no Morro Dona Marta, além de fazer acompanhamento dos Exercícios Espirituais.

Comunidade Santa Terezinha​

Palácio São Joaquim, Glória/RJ: Irmã Letícia, Irmã Viviane e Irmã Daniele, Irmã Gláucia

A Missão na Comunidade Santa Terezinha é na administração do Palácio São Joaquim, residência do Senhor Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, e colaboração na secretaria do gabinete do Arcebispo. Com a presença consagrada, buscam cooperar para que cada Bispo e Padre, que ali residem, exerçam seu ministério com total disponibilidade e profunda fecundidade.

Comunidade Mãe do Bom Conselho​

Lar da Criança Padre Franz Neumair, Niterói/RJ: Irmã Luzia, Irmã Ana Carla e Irmã Amanda​

A missão da Irmã do Bom Conselho da Comunidade Mãe do Bom Conselho é ser o amor de Deus materializado no cuidado às crianças em situação de vulnerabilidade, sendo proporcionado a vivência de um Lar alegre, acolhedor para os abrigados e cultivando neles o amor. Há convivência com os sacerdotes que frequentam o Lar e na paróquia.  Por prestar serviços ao governo, não podemos ser confessionais, mas passamos valores cristãos e ensinamentos e orações, os quais, eles jamais se esquecem.

Comunidade Jesus Misericordioso

Residência Episcopal Niterói: Irmã Fabrícia e Irmã Imaculada

A Missão na Comunidade Jesus Misericordioso é tanto na administração da casa, no zelo pelo senhor Arcebispo quanto na comunidade paroquial que ajudam. Isso nos faz sentir perto do Cristo Sacerdote.

Casa Geral e Noviciado

Maricá/RJ

Nossa Casa Mãe é o local do acolhimento, é casa sede. Aqui é onde todas as Irmãs se reúnem, restauram suas forças, se reveem.

É aqui que professamos nossos votos – com algumas exceções – e sobretudo nos reunimos como família.

A “Missão” na Casa Geral é muito diversificada: acolhe o governo geral, tem trabalhos pastorais, acolhe o noviciado e as irmãs Idosas e se aprofunda em uma vida de Oração e escondimento que nos recorda Santa Terezinha, tendo Irmãs que nunca saíram em missões externas, doando suas vidas pelos sacerdotes, cuidando em essências de suas próprias irmãs.