Advento: tempo de espera e de esperança


A Igreja nos convida nesses dias próximos a adentrar no tempo do Advento, tempo esse dedicado a espera e a esperança. Esperar quer dizer se colocar em estado de vigilância, preparando nossa casa e a nós mesmos para a chegada do Senhor, o “Sol nascente que veio nos visitar” (Lc 1,78b).

Dias atrás, vendo uma publicação em que tinha como imagem Maria – grávida e montada num jumentinho – e José, ambos se dirigindo à cidade de Belém, conforme nos relata o evangelho, havia um comentário que me chamou bastante a atenção: “a esperança é cercada risco”. Penso que essa pequena frase pode nos trazer uma reflexão interessante ao iniciarmos esse tempo de advento.

Esperar é correr riscos, pois não se tem a “posse” daquilo ou daquele que se espera, apenas se tem em mãos uma coisa: a promessa! Por essa razão é necessário que tenhamos em conta quem nos promete e o que nos promete, perceber se é digno de nossa confiança, se suas palavras não são ilusórias ou enganadoras.

Numa sociedade cercada de pressa e de imediatismos, talvez não haja espaço para esperar; num tempo de mentiras e falta de ética, talvez não consigamos experimentar o que é a confiança. Tempos difíceis, poderíamos afirmar, mas não isentos de promessas e de esperanças. Por isso, somos convidados a abrir nossos ouvidos para ouvir a Palavra de Deus que nunca passa, a Palavra que se fez carne e habita no meio de nós, que nos enche de esperança, ou melhor dizendo, é a nossa esperança! Papa Francisco convoca repetidas vezes aos cristãos para que “não deixemos que nos roubem a esperança” (EG 86). Ousemos fazer diferente, ousemos esperar, como o vigia espera a aurora, como a noiva espera o amado, pois só quem ousa esperar pode saborear a presença e a posse.

Irmã Roziane, INSBC

Compartilhe esse conteúdo:

Posts Relacionados

Equipe Vocacional

Brasil: Irmã Viviane, Irmã Gláucia, Irmã Lídia, Irmã Rivane, Irmã Suzilene e Irmã Vitória.

A Equipe Vocacional do Instituto é responsável pelo acompanhamento das jovens que inicialmente tem desejo de discernir a vocação à vida consagrada, especialmente pelo nosso carisma.

Nossas irmãs fazem atendimento presencial no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. E atendimento online em todo o Brasil.

Comunidade Santo Inácio de Loyola

Residência Episcopal, Belo Horizonte/MG: Irmã Roziane, Irmã Verivânia e Irmã Suzilene

Na comunidade Santo Inácio de Loyola, conseguimos ser essa presença acolhedora na vida dos bispos e padres que aqui residem, auxiliando no cuidado da casa para que não precisem se preocupar com isso e tenham tempo para suas pastorais e também o descanso merecido. Além de poder ser o sorriso no meio do corredor, a conversa no café e a companhia que muitas vezes a vida sacerdotal lhes tira.

Residência Sagrado Coração

Botafogo/RJ: Irmã Glória , Irmã Cristina e Irmã Laís

Na comunidade de Botafogo as Irmãs trabalham com os Padres e na Pastoral da Educação, no Colégio Santo Inácio. Também atuam na Igreja tanto de Santo Inácio quanto de São João Batista, com os Leigos na Mater Ecclesiae e na pastoral e ação social no Morro Dona Marta, além de fazer acompanhamento dos Exercícios Espirituais.

Comunidade Santa Terezinha​

Palácio São Joaquim, Glória/RJ: Irmã Letícia, Irmã Viviane e Irmã Daniele, Irmã Gláucia

A Missão na Comunidade Santa Terezinha é na administração do Palácio São Joaquim, residência do Senhor Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, e colaboração na secretaria do gabinete do Arcebispo. Com a presença consagrada, buscam cooperar para que cada Bispo e Padre, que ali residem, exerçam seu ministério com total disponibilidade e profunda fecundidade.

Comunidade Mãe do Bom Conselho​

Lar da Criança Padre Franz Neumair, Niterói/RJ: Irmã Luzia, Irmã Ana Carla e Irmã Amanda​

A missão da Irmã do Bom Conselho da Comunidade Mãe do Bom Conselho é ser o amor de Deus materializado no cuidado às crianças em situação de vulnerabilidade, sendo proporcionado a vivência de um Lar alegre, acolhedor para os abrigados e cultivando neles o amor. Há convivência com os sacerdotes que frequentam o Lar e na paróquia.  Por prestar serviços ao governo, não podemos ser confessionais, mas passamos valores cristãos e ensinamentos e orações, os quais, eles jamais se esquecem.

Comunidade Jesus Misericordioso

Residência Episcopal Niterói: Irmã Fabrícia e Irmã Imaculada

A Missão na Comunidade Jesus Misericordioso é tanto na administração da casa, no zelo pelo senhor Arcebispo quanto na comunidade paroquial que ajudam. Isso nos faz sentir perto do Cristo Sacerdote.

Casa Geral e Noviciado

Maricá/RJ

Nossa Casa Mãe é o local do acolhimento, é casa sede. Aqui é onde todas as Irmãs se reúnem, restauram suas forças, se reveem.

É aqui que professamos nossos votos – com algumas exceções – e sobretudo nos reunimos como família.

A “Missão” na Casa Geral é muito diversificada: acolhe o governo geral, tem trabalhos pastorais, acolhe o noviciado e as irmãs Idosas e se aprofunda em uma vida de Oração e escondimento que nos recorda Santa Terezinha, tendo Irmãs que nunca saíram em missões externas, doando suas vidas pelos sacerdotes, cuidando em essências de suas próprias irmãs.